terça-feira, 18 de maio de 2010

Bariri-SP-Ação Civil Pública do MP volta a afastar o prefeito

Uma nova ação civil pública movida pelo Ministério Público resultou novamente no afastamento do prefeito de Bariri, Benedito Senafonde Mazotti, por fraude na compra de medicamentos para rede pública de saúde. Além do prefeito, foram afastados o ex-diretor municipal de Saúde, Claudocir Maccorin, três servidores públicos e os dois proprietários de uma farmácia.
Segundo investigações feitas pelo Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) – Núcleo Bauru, a farmácia emitia notas fiscais de venda de medicamentos à Prefeitura, que pagava os valores das notas, apesar dos remédios não serem entregues. Depois, os valores pagos indevidamente eram desviados em favor da quadrilha.
Os promotores do Gaeco constataram, ainda, que a farmácia venceu a licitação propondo-se a pagar preços iguais ou inferiores aos custos dos medicamentos. Além disso, a farmácia nunca comprou medicamentos nas quantidades que vendeu à Prefeitura, e que não existem receitas retidas em número compatível com a quantidade de medicamento controlado comprado pelo Município. De acordo com o que foi apurado, cerca de R$ 177 mil foram pagos indevidamente pela Prefeitura de Bariri em um prazo de apenas 40 dias.
A ação civil busca a condenação dos membros do esquema pela prática de atos de improbidade administrativa que importaram em enriquecimento ilícito, causaram prejuízo ao erário e violaram princípios da administração pública. Em razão das provas apresentadas, a Justiça de Bariri deferiu, na última quarta-feira (12), o afastamento cautelar de todos os agentes públicos, inclusive do prefeito Benedito Senafonde Mazotti. A Justiça também proibiu, liminarmente, que a farmácia faça qualquer tipo de transação comercial com o poder público.
Além da ação civil pública, o promotor Luciano Gomes de Queiroz Coutinho ofereceu denúncia (acusação formal à Justiça) contra todos os acusados, à exceção do prefeito, em razão do foro privilegiado, por prática dos crimes de fraude a licitação, peculato, falsidade ideológica, dispensa irregular de licitação e formação de quadrilha.
No ano passado, o MP já havia conseguido afastar do cargo o prefeito de Bariri por causa de um esquema de desvio de remédios para favorecer eleitoralmente o presidente da Câmara Municipal. O prefeito, entretanto, recorreu e conseguiu reassumir o cargo.
Fonte: Ministério Público
http://www.mp.sp.gov.br/portal/page/portal/noticias/publicacao_noticias/2010/Maio_10/Ação%20Civil%20Pública%20do%20MP%20volta%20a%20afastar%20o%20prefeito%20de%20Bariri

10 comentários:

  1. 19/04/2011
    Prefeito volta ao cargo e diz ser vítima de perseguição política
    Aurélio Alonso
    Bariri – Após nove meses e 20 dias fora do cargo, o prefeito Benedito Senafonde Mazotti (PSDB) reassumiu ontem de manhã a prefeitura de Bariri (56 quilômetros de Bauru). Ele afirma que vai provar a sua inocência na ação civil pública movida pelo Ministério Público que o acusa de cometer improbidade administrativa na compra de medicamentos.

    “Acredito que essas denúncias anônimas e testemunhos são de ‘figurinhas carimbadas’ que são sempre os mesmos, por isso até podemos arriscar que é uma perseguição política”, afirma o prefeito sobre as ações que responde na Justiça.

    A Justiça de Bariri concordou em antecipar o retorno do tucano, a pedido do advogado de defesa Ricardo Nunes Costa, após Mazotti prestar depoimento na audiência realizada no fórum daquela cidade na semana passada.

    O Tribunal de Justiça (TJ) estipulou que o afastamento do cargo não pode ultrapassar 180 dias no julgamento do embargo de declaração (recurso) que questionou a falta de prazo, o que, segundo o advogado do prefeito, seria um risco de cassação indireta do mandato eletivo pela via judicial.

    Mazotti já foi condenado em primeira instância por participar de um esquema de desvio de medicamentos antes das eleições de 2008, que já condenou também criminalmente os vereadores Claudocir Maccorin e Clóvis Bueno. Mazotti entrou com recurso. “Pretendo reverter essa ação na apelação”, afirma.

    Em outra ação civil pública, o MP acusa o prefeito de também participar de outro esquema de compra de medicamentos envolvendo até farmácias em licitações, que teriam sido direcionadas e parte dos remédios não entregues. Por conta disso, o MP conseguiu na Justiça de Bariri que o prefeito ficasse nove meses afastado para não atrapalhar a instrução processual – colheita de provas e depoimentos de testemunhas de acusação e de defesa. As irregularidades teriam sido registradas no ano de 2009 e início de 2010. Os promotores pedem a condenação dos envolvidos por crime de peculato e falsidade ideológica. A pena é regime prisional semi-aberto, perda de cargo e mandato eletivo. Caso sejam condenados eles poderão recorrer em liberdade.

    Mazotti disse ontem ao JC que o depoimento de testemunhas o favorece. “Com o depoimento de testemunhas – em torno de 40 – e documentos nós vamos esclarecer o que realmente houve. Caberá à Justiça julgar as provas da acusação e os argumentos da defesa para dar a decisão final”, declara.

    O prefeito afirmou que processo contra prefeitos têm sido muito comuns em toda a região e motivo de reclamação da classe política. Leia a seguir os principais trechos da entrevista concedida ontem à tarde:

    ResponderExcluir
  2. Na volta da liminar do meu patrão ele fez um discursso; após as bombas no prédio da Prefeitura Municipal de Bariri, no qual eu trabalhei mais de 12 anos, eu ouvi ele comentando que as opinião veio de pessoas que não tem o que fazer lembro que ele retratou também que havia acabado de chegar e recebeu notícias que tinha 50 a 60 ligações na casa do Gonzaga e que ele iria notar os fatos mais tarde; pois havia acabado de chegar ao eu chegar tranqüilo do meu almoço entrei no meu setor guardei minhas coisas e falei vou no setor de contabilidade , alguma coisa que posso fazer ao meu chefe, então ele foi até a porta trancou o setor e disse; bom vocês ouviram o Prefeito , falando sobre as ligações 50 ou 60 ligaçã o na casa do Gonzaga e ele disse que parece não sei exato 39 é desse setor e agora ele quer saber quem foi perguntou indicando eu indicando a Tadeuza e indicando a Laura, depois algum tempo á frente para mim ficou claro eles indicaram-me perseguição política desde que já fui e sou vitimo do artigo v inciso 9º da constituição e por eu ter sido candidato a vereador contra ele ; bom primeiramente eu fui porque eu via muitos fatos errados lá dentro mais não faz o caso é lembro que foi contra eles que sai candidato a vereador porque antes eles trabalhavam juntos em um partido só, o cidadão Luis Gonzaga Febraro parece que pode confirmar ,agora eu indico perseguição política ao mandato; atual...

    ResponderExcluir
  3. Na volta da liminar do meu patrão ele fez um discursso; após as bombas no prédio da Prefeitura Municipal de Bariri, no qual eu trabalhei mais de 12 anos, eu ouvi ele comentando que as opinião veio de pessoas que não tem o que fazer lembro que ele retratou também que havia acabado de chegar e recebeu notícias que tinha 50 a 60 ligações na casa do Gonzaga e que ele iria notar os fatos mais tarde; pois havia acabado de chegar ao eu chegar tranqüilo do meu almoço entrei no meu setor guardei minhas coisas e falei vou no setor de contabilidade , alguma coisa que posso fazer ao meu chefe, então ele foi até a porta trancou o setor e disse; bom vocês ouviram o Prefeito , falando sobre as ligações 50 ou 60 ligaçã o na casa do Gonzaga e ele disse que parece não sei exato 39 é desse setor e agora ele quer saber quem foi perguntou indicando eu indicando a Tadeuza e indicando a Laura, depois algum tempo á frente para mim ficou claro eles indicaram-me perseguição política desde que já fui e sou vitimo do artigo v inciso 9º da constituição e por eu ter sido candidato a vereador contra ele ; bom primeiramente eu fui porque eu via muitos fatos errados lá dentro mais não faz o caso é lembro que foi contra eles que sai candidato a vereador porque antes eles trabalhavam juntos em um partido só, o cidadão Luis Gonzaga Febraro parece que pode confirmar ,agora eu indico perseguição política ao mandato; atual...

    ResponderExcluir
  4. baririgui@zipmail.com.brPosso apresentar minhas teoria vistas ao dr.Luciano Gomes de Queiroz Coutinho,e ae isso é só me ligar; 1491121881...

    ResponderExcluir
  5. ALIAS MEUS PRIMOS TEM COPIAS DE PESSOAS QUE COMPROVAM A COMPRA DE VOTOS SÓ QUE FOI APRESENTADO TUDO A JUSTIÇA E AE PARECE QUE OUVE PROPINA NO; MEIO...

    ResponderExcluir
  6. ALIAS MEUS PRIMOS TEM COPIAS DE PESSOAS QUE COMPROVAM A COMPRA DE VOTOS SÓ QUE FOI APRESENTADO TUDO A JUSTIÇA E AE PARECE QUE OUVE PROPINA NO; MEIO..

    ResponderExcluir
  7. SÓ PRO PRÓPRIO POVO TER CERTEZA DA CORRUPÇÃO NA VOLTA DESSE MEU PATRÃO E PREFEITO ELE GARANTIU QUE IRIA PROVAR QUE ELE ESTAVA CERTO E NISSO A JUSTIÇA PASSOU A MÃO NA CABEÇA DO HOMEM... MOSTRA ENTÃO A VERDADE ELA DÓI ELA ARDE...

    ResponderExcluir
  8. Na verdade pretendo saber sobre as demais sujeiras apresentadas por meu patrão; pois sou servidor público municipal que alias fui candidato a vereador em 2008 contra esses bandidos por que tinha um breve analise da; origem...

    ResponderExcluir
  9. EU SOU BRASILEIRO QUERO VER JUSTIÇA PENA QUE NÃO É POSSIVEL PELO QUE CAMINHO VENDO UM POUCO MAIS ALÉM EU ME LEMBRO; POIS EU ESTUDEI ISSO CONTADOR NÃO É O RESPONSAVEL PALAS CONTA DA EMPRESA??? AE SIM INICIARIA CAMINHANDO JUSTIÇA SENDO O PREFEITO RESPONSAVEL POR TUDO QUE É PÚBLICO NO; MUNICIPIO...

    ResponderExcluir
  10. Na verdade pretendo saber sobre as demais sujeiras...terça-feira, 9 de agosto de 2011 21:37Na verdade pretendo saber sobre as demais sujeiras apresentadas por meu patrão; pois sou servidor público municipal que alias fui candidato a vereador em 2008 contra esses bandidos por que tinha um breve analise da; origem...

    ResponderExcluir