quinta-feira, 23 de setembro de 2010

ATUAIS MINISTROS DO STF E OS PRESIDENTES QUE OS NOMEARAM

O Supremo Tribunal Federal (STF) é a mais alta instância do Poder Judiciário do Brasil e acumula competências típicas de Suprema Corte e Tribunal Constitucional. Sua função institucional principal é de servir como guardião da Constituição Federal, apreciando casos que envolvam lesão ou ameaça a esta última.


Ordem de
antiguidade e data limite de aposentadoria:

1
Celso de Mello
José Sarney 2015
2
Marco Aurélio Mello
Fernando Collor de Mello 2016
3
Ellen Gracie Northfleet
Fernando Henrique Cardoso 2018
4
Gilmar Mendes

Fernando Henrique Cardoso 2025
5
Cezar Peluso
(Presidente)
Luiz Inácio Lula da Silva 2012
6
Carlos Ayres Britto (Vice-presidente)
Luiz Inácio Lula da Silva 2012
7
Joaquim Barbosa
Luiz Inácio Lula da Silva 2024
8
Ricardo Lewandowski
Luiz Inácio Lula da Silva 2018
9
Carmem Lúcia
Luiz Inácio Lula da Silva 2024
10
Dias Toffoli
Luiz Inácio Lula da Silva 2038

Fonte: STF

5 comentários:

  1. Penso como cidadão que não deveria ser atribuição do presidente, a nomeação do membro do STF. Os poderes não são independentes entre si? Como pode o presidente do executivo indicar o membro de outro poder? É-me incoerente. Não consigo entender.

    ResponderExcluir
  2. Os poderes são independentes, mas ministros são de nomeação do Presidente da República. È assim em grande parte dos países mais desenvolvidos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. MAS EM PAÍSES DESENVOLVIDOS A CONSTITUIÇÃO PUNE BANDIDOS E NÃO TEM UM MONTÃO DE BRECHAS PARA A IMPUNIDADE OU PENA BRANDA COMO É O CASO DO BRASIL,AQUI NADA FUNCIONA PELO JUSTO E SIM SÓ A FAVOR DOS CORRUPTOS...O POVO DEVERIA ESCOLHER EM ELIÇÕES DIRETAS OS MEMBROS DA JUSTIÇA,MAS É CLARO QUE SEM URNAS ELETRÔNICAS OU NO MÍNIMO COM ELAS E IMPRESSÃO DE VOTOS

      Excluir
  3. SENHORES MINISTROS,A JUSTIÇA E TUDO O QUE NOS QUEREMOS DE VC.NÃO SÓ COM A ELITE,MAIS TAMBEM PARA COM OS MENOS FAVORECIDOS.JUSTIÇA.

    ResponderExcluir
  4. OS PRESIDENTES NÃO PODERÍAM NOMEAR MEMBROS DO STF NESSE PAÍS,POIS ASSIM NÃO TEM QUEM OS JULGUE OU ALGUÉM ACHA QUE OS ESCOLHIDOS VÃO JULGAR QUEM OS ESCOLHEU

    ResponderExcluir