Os candidatos que tiveram o registro de candidatura indeferido, inclusive os barrados pela Ficha Limpa, apresentaram recurso mas ainda aguardam julgamento terão os votos considerados como nulos nas eleições, segundo o TRE (Tribunal Regional Eleitoral) de São Paulo.
Entre os candidatos que não terão o número de votos divulgados estão Paulo Maluf e Beto Mansur, ambos do PP. Apesar de o TRE sempre ter considerado como nulos os votos para candidatos cujo registro fora indeferido ou estava sub judice, esse ano a Lei da Ficha Limpa traz mais números à essa contagem.
O TRE indeferiu 400 candidaturas este ano, sendo 39 pela Lei da Ficha Limpa. O TRE de São paulo foi o que mais barrou candidaturas com base na nova legislação.
Os votos que esses candidatos receberem não aparecerão na divulgação dos resultados do TSE. De acordo com o TRE, os números estarão disponíveis no site Tribunal na próxima segunda-feira (04).
Se houver mudanças na situação do candidato após o julgamento dos recursos, os votos serão validados e haverá uma nova totalização dos resultados daquela eleição, o que pode causar alteração nos dados já divulgados.
BARRADOS
A nova legislação, aprovada em junho, considera "fichas-sujas" os candidatos condenados por órgãos colegiados da Justiça, como os TJs (Tribunais de Justiça) estaduais, ou tribunais de contas, entre outras situações.
Segundo especialistas ouvidos pela Folha, a tendência é de que o número de barrados com base na Lei da Ficha Limpa aumente no TSE, uma vez que essa corte já manifestou uma posição mais rigorosa de aplicação da lei que muitos TREs do país.
Folha.uol.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário