quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

Ativistas da luta anticorrupção de todo o país se reúnem em Analândia no sábado dia 11/12

Ativistas de organizações não governamentais (ONGs) de combate à corrupção de todas as regiões brasileiras estarão em Analândia/SP neste sábado (11/12). O objetivo é mobilizar e conscientizar a comunidade sobre a importância do controle e fiscalização social da Administração Pública e o direito do povo a um governo honesto, como formas de reduzir os acentuados níveis de corrupção que se observam na cidade e no país.

Analândia tem 4.289 habitantes e 4.860 eleitores (mais eleitores que habitantes) e ganhou o noticiário nacional depois que um vereador foi brutalmente assassinado por denunciar supostos casos de corrupção na Prefeitura local e outro vereador renunciou a presidência da Câmara Municipal e ao mandato temendo ser a próxima vítima.

A Polícia Civil de São Paulo não tem dúvidas de que a motivação do assassinato do vereador Evaldo José Nalim (PSDB) foi política. Luiz Carlos Perin, o “Chiba”, chefe do Departamento de Educação da Prefeitura de Analândia é primo do atual prefeito Luiz Antônio Aparecido Garbuio (DEM) e irmão do ex-prefeito e atual chefe de gabinete José Roberto Perin (DEM). Chiba foi preso como um dos principais suspeitos de ter encomendado o assassinato do vereador, executado por dois motoqueiros, com sete tiros, quatro na cabeça, no dia 09 de outubro, enquanto assistia televisão no sofá de sua casa em companhia da esposa.

Dias antes do assassinato, “Chiba” foi visto entregando um pacote a dois motoqueiros, num posto de gasolina localizado na entrada da cidade. A Polícia Civil acredita que o pacote continha o dinheiro do pagamento pelo serviço de pistolagem. As imagens das fitas de vídeo do sistema de segurança do posto foram apagadas no trecho “Chiba” entregava o pacote aos motoqueiros.

A Caravana “Vamos a Analândia” mobilizou militantes do combate à corrupção das regiões Norte, Nordeste, Centro-Oeste, Sudeste e Sul do país. O objetivo é mobilizar e conscientizar a população de Analândia de que ela não está sozinha na luta contra a corrupção que assola o município, comandado há cerca de 20 anos por integrantes de uma só família. Num ato simbólico, os manifestantes lavarão o passeio em frente à Prefeitura e à Câmara de Analândia. Também estão programas reuniões com autoridades e com a população.

Ao final do evento, os militantes da luta anticorrupção vão elaborar um documento, denominado “Carta de Analândia”, a ser enviado para autoridades estaduais e federais, inclusive Ministério Público, Governo do Estado, Judiciário, Assembleia Legislativa de São Paulo, Câmara dos Deputados e Senado Federal.

O clima de terror implantado na cidade contrasta com a propaganda oficial. O site da Prefeitura de Analândia menciona “113 anos de paz e muita tranquilidade”. Só neste ano a casa de Sônia Maria Dotta, ex-presidente da ONG Amigos Associados de Analândia (AMASA) foi apedrejada; atiraram ácido no carro da militante Antonia Sodelli Graber; ameaçaram de morte o secretário da ONG, Vanderlei Vivaldini Júnior; assassinaram o vereador Evaldo José Nalin (DEM), atearam fogo em propriedade rural do vereador Rodrigo Balerini (PMDB) e o vereador Leandro Santarpio (DEM) renunciou ao cargo e à presidência da Câmara Municipal, com medo de ser assassinado.

Com 113 anos de emancipação político-administrativa, Analândia, como a maioria dos pequenos municípios brasileiros, nunca recebeu uma fiscalização da Controladoria Geral da União (CGU) ou do Tribunal de Contas da União (TCU). Apesar de todas as irregularidades grosseiras verificadas pela população, as contas do município sempre são aprovadas pelo Tribunal de Contas de São Paulo.



Programação do Evento

11/12/2010

10:00 - Ponto de Encontro: Hotel Alto da Boa Vista

11:00 - Carreata pela cidade, com carro de som

12:00 - Palestra com participação de toda a população

14:00 - Almoço no Hotel Alto da Boa Vista

15:30 - Reunião com as ONGS participantes

17:00 - Encerramento: Manifesto no calçadão


Fábio Oliva

Jornalista Investigativo

Nenhum comentário:

Postar um comentário