sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

GOVERNADOR E PREFEITO ESTÃO PRESSIONANDO PARA ARQUIVAR DENÚNCIAS

Vejam o absurdo; Matéria veiculada no Diário da Serra (http://www.diariodaserra.com.br/showtangara.asp?codigo=146841) e reproduzida no Juína Mais (http://juinamais.blogspot.com/2011/02/vereadores-sob-pressao-suspeita-e-de.html)

"Vereadores sob pressão: Suspeita é de tráfico de influências para esfriar a CEI do Escândalo da Saúde; Governador Silval Barbosa, a pedido de representante do Prefeito de Tangará da Serra, teria solicitando a membro da CEI arquivamento das denúncias

Escândalo da Saúde: Membros da CEI estariam sob pressão


De acordo com as informações, um dos vereadores que compõem a CEI – vereador Zedeca (PMDB) – teria sido contatado por uma pessoa que disse falar em nome do governador Silval Barbosa. ... A suposta intervenção de membros do governo estadual, segundo comentários de bastidores, teria sido pedida por um representante do prefeito Júlio César Ladeia.

Nos últimos dias, circulou pelos bastidores a informação de que os membros da comissão especial de inquérito (CEI) que investiga atos de improbidade administrativa com recursos da saúde pública em Tangará da Serra estariam sob pressão para “afrouxar” os trabalhos. A informação chegou à redação do DS, que foi checar.

De acordo com as informações, um dos vereadores que compõem a CEI – vereador Zedeca (PMDB) – teria sido contatado por uma pessoa que disse falar em nome do governador Silval Barbosa. No contato, que teria sido feito por telefone, a pessoa teria solicitado ao vereador peemedebista que colaborasse para o arquivamento da CEI, uma vez que o procedimento seria politicamente nocivo ao município na medida em que impediria a chegada de recursos para várias obras do cronograma do governo estadual.

A suposta intervenção de membros do governo estadual, segundo comentários de bastidores, teria sido pedida por um representante do prefeito Júlio César Ladeia, que estaria preocupado com o inevitável desgaste com o andamento da CEI, bem como com o risco de abertura de uma comissão processante.

O próprio vereador Zedeca, ao ser questionado pelo DS na manhã de ontem, negou que tenha recebido qualquer ligação. “Não aceito pressão, ninguém me procurou e não vou admitir que a CEI seja ‘esfriada’”, disse.

Indagado pelo DS, um integrante do quadro peemedebista local disse desconhecer a informação de que o governador teria tentado influenciar os trabalhos dos vereadores no procedimento investigatório. “Não temos conhecimento sobre esse fato e também não acreditamos que haveria uma tentativa de influenciar os trabalhos. O governador não faria isso nem mandaria ninguém fazer. E, a propósito, o PMDB de Tangará da Serra é favorável à apuração das denúncias”, disse o representante peemedebista, garantindo que o partido irá apurar se de fato houve alguma tentativa de tráfico de influência.

Uma fonte ligada ao governo também rechaçou a possibilidade de intervenção do governador junto aos vereadores responsáveis pelas investigações no sentido de enfraquecer a CEI. A fonte, que pediu anonimato, disse que se houve algum contato este teria sido feito por alguém que estaria “usando” indevidamente o nome do chefe do executivo estadual.

Também chegou ao conhecimento do DS que estaria havendo pressão contrária à CEI por parte do próprio executivo municipal. De acordo com informações de bastidores, o prefeito Júlio César Ladeia teria uma “carta na manga” contra um membro da comissão para induzir ao arquivamento do processo. Não foi possível apurar quem seria o membro da CEI, tampouco qual seria o trunfo de Ladeia, mas há informações de que o prefeito já teria manifestado insatisfação com o procedimento investigatório, sob a justificativa de que seria prejudicial ao município a partir do comprometimento da vinda de recursos para investimentos importantes em Tangará da Serra, principalmente em infraestrutura urbana.

TRABALHOS – Segundo publicado no site da Câmara Municipal, o presidente da CEI, vereador João Negão (PMDB), aguada um estudo aprofundado do departamento jurídico da Câmara sobre a fundamentação e legalidade do requerimento apresentado na sessão do dia 07, que teve nove assinaturas, dando origem ao procedimento.

Ontem foi realizada mais uma reunião, fechada, em que o tema principal seria a requisição de documentos para os trabalhos de investigação. Entre as documentações requeridas, segundo a nota no site, estaria cópia dos autos da ação civil pública relacionada ao “Escândalo da Saúde”, proposta pelo MP.

Outros documentos que deverão ser requisitados, segundo apurou o DS, são cópias do relatório da Controladoria Geral da União (CGU), de um relatório do Tribunal de Contas do Estado e também de inquérito da Polícia Federal. Estes documentos contém inúmeros apontamentos relacionados às irregularidades com verbas federais destinadas à saúde pública no município.

O desenrolar dos trabalhos, ainda segundo o site do Poder Legislativo municipal, será informado à imprensa através de entrevista coletiva.

Diário da Serra e Juína Mais"

Nenhum comentário:

Postar um comentário