sexta-feira, 25 de março de 2011

Japão diz que núcleo do reator 3 pode estar danificado; área de risco é ampliada para 30 km


O primeiro-ministro Naoto Kan admite que o risco é grande

O governo japonês informou que a estrutura de contenção do reator 3 da usina nuclear de Fukushima pode estar danificada. Isto significa que um vazamento de radiação em grandes proporções poderia estar ocorrendo. As autoridades começaram a suspeitar do rompimento depois que três funcionários apresentaram queimaduras após entrarem em contato com a água em torno do reator 3.

A temperatura e a pressão dentro do reator, no entanto, se mantêm estáveis, segundo a Agência de Segurança Nuclear japonesa, o que significa que não deve haver danos no interior da unidade. A radiação que atingiu os funcionários deve ter vazado, mas ainda não se sabe precisar como. O porta-voz da agência, Hidehiko Nishiyama, diz que a preocupação é grande. “A situação hoje na usina nuclear de Fukushima Dai-ichi é ainda muito grave e séria. Não estamos em uma posição onde podemos ser otimistas”.

O primeiro-ministro japonês, Naoto Kan, fez um pronunciamento nesta sexta, afirmando que a situação da usina é muito grave. A zona de risco foi ampliada para um raio de 30 km.
Pop News/Mundo

Nenhum comentário:

Postar um comentário