sábado, 16 de abril de 2011

Ação do MP em fórum contra corrupção será incrementada

Integrantes do Fórum Permanente de Combate à Corrupção (Focco) em Goiás estiveram no final da tarde de quarta-feira (14/4) no Ministério Público de Goiás (MP-GO) para apresentar o trabalho do fórum ao procurador-geral de Justiça, Benedito Torres Neto. O Focco reúne 12 órgãos como os Ministérios Públicos Federal, Estadual, Receita Federal, Polícia Federal, Controladoria Geral da União e Advocacia Geral da União, os quais desempenham atividades ligadas ao repasse, controle e fiscalização de recursos públicos. O Focco existe há dois anos.

De início, sinalizando o interesse de manter a instituição como integrante, o procurador-geral de Justiça, Benedito Torres Neto, indicou o coordenador do Centro de Apoio Operacional do Patrimônio Público, Umberto Machado Oliveira, para representar o MP-GO no fórum. Da parte do Focco, o procurador da República Hélio Telho destacou as muitas ações positivas que poderão ser realizadas no combate ao desvio de recursos públicos. “O fórum se coloca de portas abertas ao MP-GO, inclusive aos promotores de comarcas do interior, para que informem usos indevidos de recursos federais que tenham sido repassados aos municípios, de modo que surjam ações conjuntas contra a corrupção em Goiás”, convidou Hélio Telho.

Benedito Torres reforçou a disposição e lembrou que algumas ações podem ser organizadas de imediato, defendendo que o Focco antecipe possíveis situações de desvios, com ações, por exemplo, nos processos de licitação. “Evitamos um mal maior se corrigirmos uma licitação antes que uma obra superfaturada se torne realidade”, exemplificou o procurador-geral, citando construções de alto custo e relevância social como hospitais, presídios e viadutos.

Umberto Machado reforçou a importância da troca de informações entre as instituições de diferentes esferas que fazem parte do Focco como mecanismo eficiente no combate à corrupção. A indicação dele ao fórum deverá ser feita via portaria. Participaram também da reunião no MP-GO o chefe da Controladoria da União em Goiás, Dilermando José da Silva, o advogado-geral da União Fábio Morais Afonso, e o procurador da República Marcelo Wolff que, como Hélio Telho, é integrante do Ministério Público Federal em Goiás. (Marília Assunção / Fotos: João Sérgio – Assessoria de Comunicação Social do MP-GO)

Nenhum comentário:

Postar um comentário