terça-feira, 2 de agosto de 2011

Advogados fazem lobby por desembargador para vaga de Ellen Gracie

Apesar de todas as apostas de que Dilma Rousseff deve nomear uma mulher para substituir Ellen Gracie no STF (Supremo Tribunal Federal), é forte o lobby de advogados para que ela leve em consideração o nome do desembargador José Carlos Paes, do Rio de Janeiro, informa a coluna de Mônica Bergamo, publicada na edição desta terça-feira da Folha (a íntegra está disponível para assinantes do jornal e do UOL, empresa controlada pelo Grupo Folha, que edita a Folha).
No entanto, após a ministra anunciar sua aposentaria, a Ajufe (Associação dos Juízes Federais do Brasil) divulgou uma nota nesta segunda-feira (1º) defendendo a nomeação de um juiz federal para o STF.
Segundo a associação, o Supremo sempre teve a representação de membros da magistratura federal em sua composição.

"Em certos períodos, até mesmo a maioria dos seus ministros eram juízes federais. Há pouco os representantes da magistratura federal brasileira no STF eram as marcantes e qualificadas figuras dos ministros Néri da Silveira, Carlos Mário Velloso e Ilmar Galvão."

Para a Ajufe, é importante que a experiência da magistratura federal continue a qualificar o STF, tornando-o "mais democrático e plural".

APOSENTADORIA

Ellen Gracie, 63, confirmou ao tribunal e a amigos que se aposentará no final desta semana --sua saída será oficializada no dia 8 de agosto.

No STF desde 2000, a ministra foi a primeira mulher da história a ocupar uma cadeira no tribunal e, até hoje, a única a ser presidente da instituição.
Folha.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário