quinta-feira, 29 de setembro de 2011

A democracia e as eleições


A época dos tapinhas nas costas está se aproximando, creio que o "teatro" político se dará com mais ênfase no início do próximo ano, apesar que alguns já deram a largada antecipadamente.

A democracia permite entre tantas outras coisas, a livre escolha dos nossos governantes e administradores, graças à Deus! Mas será que estamos sabendo escolher direito àqueles que terão a nossa autorização para comandar e "mandar" durante 4 anos.

No âmbito municipal, e quero aqui me ater à pequenas cidades, como Dourado e Ribeirão Bonito. Teremos uma gama de candidatos entre calouros e velhos políticos. Se olharmos pela experiência dos mais antigos diríamos que esse fato correria a favor da reeleição, certo? Nem sempre!

Minha opinião é que toda mudança é saudável em todos os aspectos administrativos. A acomodação é natural após algum tempo. Não que seja regra geral, mas a prática tem nos mostrado isso.

A maior chance que temos em mudanças, está depositada em nossa mãos. É através do voto que poderemos eleger um político honesto, com projetos que vão ao encontro da sociedade.

A velha e conhecida maneira de "entregar" o voto em troca de favores, dinheiro, presentes, promessas, além de ilícita, acaba certeiramente desembocando no fracasso administrativo.

A esperança é sempre de uma melhora, portanto amigos eleitores, pensem bem antes de decidir o seu voto. Não custa olhar para o passado e verificar quem foi o tal candidado, o que ele fez na vida, é ficha limpa? Tem capacidade administrativa? Merece realmente a sua confiança?

Uma pergunta é bem apropriada nesse momento, seja para o Executivo ou Legislativo. Quando você eleitor, estiver em dúvida se deve ou não votar em certo candidato, faça a seguinte pergunta mentalmente: Eu daria o meu patrimônio e chave do meu cofre para esse candidato administrar?

No Legislativo

Uma das tarefas mais importe do vereador é fiscalizar os atos do Executivo. Um Legislativo realmente forte, impede trapalhadas do prefeito. Mas a pergunta que se faz é a seguinte: quantos vereadores realmente desempenham essa função?

Muitos vereadores passam os 4 anos sem se quer saber direito o que lá estão fazendo e a sua real função. Infelizmente é a nossa realidade. Outros se preparam para o cargo e acabam tendo sucesso.

A eleição de um Legislativo é tão ou mais importante do que para o Executivo. Toda cidade progresista tem Legislativo forte a atuante. Se os dois se unirem para o bem de uma cidade então, o sucesso está garantido.

Blog do Ronco

Nenhum comentário:

Postar um comentário