segunda-feira, 21 de novembro de 2011

Blatter prevê renúncia de cartolas por corrupção


O presidente da Fifa, Joseph Blatter, declarou que a investigação de casos de corrupção e a reabertura do processo envolvendo a ISL, ex-parceira de marketing da entidade, que envolveria Ricardo Teixeira, deverá resultar na saída de membros do Comitê Executivo da federação.


"Não são tantos os envolvidos, mas parece que alguns não poderão permanecer no Comitê Executivo", afirmou Blatter em entrevista, domingo, no diário alemão "Frankfurter Allgemeinen Zeitung".

O caso ISL foi o maior escândalo de corrupção da Fifa. O processo, encerrado em 2010 sob sigilo da Justiça suíça, concluiu que foram pagos US$ 100 milhões em propina a dirigentes nos anos 90.

Os nomes dos acusados nunca foram divulgados. Segundo a rede BBC, entre os cartolas envolvidos está Ricardo Teixeira, presidente do CBF e do COL (Comitê Organizador Local da Copa-2014).

Blatter já prometeu reabrir o caso em dezembro, quando acontecerá uma reunião do Conselho Executivo da Fifa. "Posso apenas dizer que não há nenhum suíço na lista de pessoas que aceitaram pagamentos em dinheiro".

O presidente da Fifa ainda atribuiu ao Comitê Executivo a responsabilidade pelos casos de corrupção na Fifa.

"A unidade de liderança é o Comitê Executivo, que não é nomeado pelo presidente. Compartilho a liderança com pessoas de diferentes culturas. (...) Eu não as escolhi. Não posso ser responsabilizado pelos atos delas. Sou o rosto da entidade, mas não sou um ditador", afirmou.

Folha.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário