sexta-feira, 15 de junho de 2012

Itumbiara - GO- Carta da AMARRIBO BRASIL-IFC aos Promotores


Por: Adenir Mateus Alves


O Prefeito da cidade, Sr. José Gomes da Rocha, conhecido como Zé Gomes responde a várias ações na Justiça.

Ficou famoso nacionalmente no final da década de 90 quando era deputado federal e empregou em seu gabinete todo o time de futebol de Itumbiara, inclusive as esposas dos jogadores.

Por isso ele responde no STJ uma ação que caminha para cassar os direitos políticos dele, coisa que vem segurando por meio de recursos protelatórios.

Mais recente, um dos Promotores de Justiça da cidade, Dr. Reuder Cavalcante Motta, conhecido pela atuação contundente e permanente contra a corrupção, com inúmeros serviços prestados nessa área, propôs mais uma Ação Civil Pública contra o Prefeito Zé Gomes. Novamente o time de futebol da cidade está envolvido na questão, como vocês podem ler no link (não percam essa história, leiam o link): http://www.jornalopcao.com.br/posts/reportagens/futebol-coloca-carreira-politica-de-ze-gomes-em-risco#.T866hCHPyZM.facebook

Com tantos processos na Justiça e com o mandato chegando ao fim, o Sr. Prefeito parece que pretende amenizar o tratamento que receberá dos juízes e promotores depois de 31 de dezembro de 2012, pois, enviou e foi aprovado na Câmara Municipal o projeto de lei que concede auxilio moradia no valor de R$ 1.500,00 para promotores e juízes que residem no município, conforme o anexo de nome “Itumbiara-Lei”.

Ao tomar conhecimento, o Ministério Público na cidade, por todos os seus promotores, divulgaram uma nota, pela imprensa e no site do órgão, recusando o benefício, solicitando que fossem excluídos do projeto de lei como beneficiários e se dispondo a tomarem as medidas legais para verificar a constitucionalidade do referido. Vejam no anexo de nome “Itumbiara-Ofício” o teor da nota.

Ainda assim, reportagem da TV local divulgou a matéria aos populares e entrevistou um dos Promotores, exatamente o brilhante Reuder Cavalcante Motta, conforme podem ver nesse link:
http://g1.globo.com/videos/goias/t/bom-dia-go/v/camara-aprova-auxilio-moradia-para-promotores-e-juizes-e-gera-polemica-em-itumbiara-go/1966451/

Surpreendentemente, hoje, ao ler o Jornal Folha de Notícias, impresso diário que circula na cidade e região, encontrei uma nota de “esclarecimentos” da Associação dos Magistrados do Estado de Goiás, com severas críticas à atuação do referido promotor Reuder, nos termos que podem ler no anexo de nome “ASMEGO”.

Fico pasmo de tomar conhecimento que uma Associação de Juízes comporte e expresse dessa maneira, contra nosso entendimento do que seja zelo pelo patrimônio público, independência e autonomia dos poderes, moralidade, ainda que o projeto tivesse algum fundo de legalidade.

Acho que devemos observar isso pelo Brasil afora e constatar que tipo de relacionamento institucionalizado estão praticando poder executivo local, justiça e promotorias.

Tomara que o exemplo dos promotores de Itumbiara seja seguido nacionalmente, e, por outro lado, tomara que esse posicionamento da ASMEGO seja um caso isolado da terra do Carlinhos Cachoeira e Demóstenes Torres!

FONTE: AMARRIBO BRASIL

Nenhum comentário:

Postar um comentário