terça-feira, 26 de janeiro de 2010

2010: um ano de atenção máxima da cidadania

MENSAGEM

Se em 2009 tivemos grandes avanços na cidadania, principalmente na estruturação de redes sociais de entidades e líderes empresariais, ainda temos muito a fazer em 2010. Um ano muito especial para a cidadania, por causa das eleições de outubro.

Em primeiro lugar, temos a articulação para aprovação do projeto de lei de iniciativa popular do MCCE, que está parado na Câmara. Esta é uma das tarefas mais importantes da cidadania para este ano: fazer tramitar e conseguir a aprovação do projeto que vai impedir a candidatura de políticos com problemas na Justiça.

Mas outras lutas também exigirão a nossa atenção e mobilização como, por exemplo, a reforma política que ainda está por ser feita. Ano passado tivemos uma tímida reforma eleitoral, que não chegou nem perto de questões vitais para a democracia, como o voto livre, a cláusula de barreira para partidos, o sistema de financiamento de campanhas políticas, a limitação de cargos comissionados em todos os poderes, o “recall” político daqueles que não desempenharam adequadamente as suas funções, e até mesmo o fim dos suplentes de senadores, que tomam posse sem nem um voto sequer dos cidadãos eleitores.

Essas e outras questões devem ser priorizadas em 2010, com o apoio das entidades de controle social, do poder mobilizador da mídia e de mais ações efetivas de Responsabilidade Social Corporativa.

Pelo lado aqui da Voz do Cidadão, voltamos do recesso de virada de ano com uma boa notícia, que nos dá ânimo para continuar a nossa missão de conscientização para o verdadeiro sentido da cidadania. Agora, na segunda semana de 2010, o portal da Voz do Cidadão ultrapassou a marca de dois milhões de acessos.

Por tudo isso, vamos fazer deste 2010 eleitoral, um ano histórico para a cidadania. Com a ajuda de todos teremos com certeza muitas vitórias!

Nenhum comentário:

Postar um comentário