domingo, 28 de fevereiro de 2010

Tremor de 8,8 graus deixa mais de 200 mortos

Regiões próximas ao epicentro foram destruídas pelo terremoto e por ondas subsequentes
Agência Estado



Santiago – Pelo menos 214 pessoas morreram no terremoto de 8,8 graus que atingiu o Chile na madrugada de ontem, informou a diretora da Agência Nacional de Emergência, Carmen Fernandez. Ondas de 2 metros acima do normal atingiram a costa do país. Testemunhas na região costeira de Maule, próxima ao epicentro do abalo, viram casas “simplesmente desaparecerem”. Fontes do governo disseram que em algumas áreas de Maule até 80% das cidades foram destruídas pelo terremoto e pelas ondas subsequentes.
Esforços de ajuda estavam a caminho e o governo disse que poderia enviar tropas para garantir a segurança nas regiões mais afetadas.
Tremor de 8,8 graus deixa mais de 200 mortos
Regiões próximas ao epicentro foram destruídas pelo terremoto e por ondas subsequentes
Agência Estado
Imagens da TV local mostraram que um prédio de 15 andares ruiu em Concepción, no sul do Chile, uma das regiões mais afetadas, onde fendas se abriram nas ruas. A regiões de Maule e de Bio-Bio foram declaradas zonas de desastre.
Uma tsunami arrasou metade de um povoado na ilha chilena de Juan Fernández, localizada a 600 quilômetros da costa e quase na altura de Santiago. A tsunami ameaçava atingir a Ilha de Páscoa, segundo a presidente Michelle Bachelet, que na manhã de ontem sobrevoou em helicóptero do Exército a área mais atingida.
Bachelet declarou “estado de catástrofe” na área central do Chile, mas afirmou que o país tem os recursos necessários para enfrentar as consequências do terremoto e não precisa de socorro internacional imediato

Nenhum comentário:

Postar um comentário