sexta-feira, 12 de fevereiro de 2010

Último envolvido na tentativa de suborno com prisão decretada se entrega à PF

MÁRCIO FALCÃO
da Folha Online, em Brasília

Com a prisão decretada pelo STJ (Superior Tribunal de Justiça), o ex-deputado distrital Geraldo Naves (DEM) se entregou na noite desta sexta-feira à Polícia Federal. Naves foi o último a se apresentar. A prisão dele foi determinada juntamente com a do governador afastado do Distrito Federal José Roberto Arruda (sem partido) e de mais quatro pessoas envolvidas no suborno do jornalista Edson dos Santos, o Sombra, testemunha do esquema de corrupção.

Ministro do Supremo decide manter Arruda preso, diz TV
Arruda passa a noite no gabinete da diretoria do IC
Habeas corpus não inclui pedido para volta ao governo
Lula pede a Polícia Federal que trate Arruda com respeito
Sobrinho de Arruda também se entrega à PF
Entenda as denúncias contra o governador Arruda

Naves deve permanecer preso na Superintendência da Polícia Federal até ser transferido amanhã para o presídio da Papuda, em Brasília. Lá, estão presos o ex-secretário de Comunicação Weligton Moraes, o sobrinho do governador afastado, Rodrigo Arantes, e o diretor da CEB (Companhia Energética de Brasília), Haroaldo Brasil de Carvalho, além de Antonio Bento da Silva, conselheiro do Metrô que foi preso em flagrante durante a tentativa de suborno do jornalista.

TJ determinou prisão de Arruda e mais cinco por tentativa de suborno no DF

O governador --que teve o pedido de liberdade negado pelo ministro do STF (Supremo Tribunal Federal), Marco Aurélio Mello-- continua preso em uma sala do INC (Instituto de Criminalística) dentro do complexo da Superintendência da PF. Na sala, Arruda tem direito a uma cama, televisão, um banheiro privado, ar condicionado. O governador está sendo monitorado por um agente.

No início da noite, Arruda recebeu a visita do advogado Nélio Machado. A Polícia Federal prendeu, na semana passada, o conselheiro do Metrô, Antonio Bento da Silva. No momento da prisão, ele entregava R$ 200 mil a Sombra. Silva já está no presídio da Papuda.

O STJ decidiu ainda pelo afastamento de Arruda do governo do DF. O ministro Fernando Gonçalves aceitou pedido da subprocuradora-geral da República, Raquel Dodge, e a Corte do tribunal foi convocada para analisar a decisão de Gonçalves, relator do inquérito que investiga o suposto esquema de corrupção no GDF (Governo do Distrito Federal).

O Ministério Público Federal ofereceu denúncia contra o governador e mais cinco pessoas por formação de quadrilha e corrupção de testemunha.

"Se não é possível fazer conclusões nesse atual estágio [...] por outro lado é inconteste que a presença do governador está ligada aos recentes eventos e tem gerado instabilidade na ordem publica da cidade. A única forma de se fazer cessar é decreto de prisão preventiva", disse o relator do caso no STJ.

Suborno

Segundo Sombra, o dinheiro seria a primeira parcela de um suborno de R$ 1 milhão em troca de um pacote de serviços que incluía uma declaração afirmando que os vídeos que mostram políticos de Brasília recebendo dinheiro de suposta propina foram manipulados por Durval Barbosa, delator do esquema.

Em depoimento à Polícia Federal, Sombra disse que, além de Silva, Naves e Weligton foram interlocutores do governador na tentativa de suborno.

O jornalista ainda entregou aos policiais um bilhete que teria sido escrito por Arruda como prova de que estaria envolvido na negociação de suborno.

Nenhum comentário:

Postar um comentário