quarta-feira, 28 de abril de 2010

CÂMARA MUNICIPAL DE NOVA AURORA-GO, INSTAUROU INQUÉRITO, COMISSÃO PROCESSANTE, PARA APURAR IMPROBIDADE ADMINISTRATIVA COMETIDA PELO PREFEITO DA CIDADE

A sessão da Câmara de Vereadores de Nova Aurora, realizada em 26/04/2010, foi marcada pela denúncia ofertada pelo jovem eleitor JAIRO FALEIRO DE SOUZA SILVA, em desfavor do Prefeito JERÔNIMO CARNEIRO SOBRINHO, pelo suposto pagamento de materiais e serviços não realizados quando da reforma do prédio da Câmara, quando ainda era Presidente da Câmara (2008). A denúncia também narra a prática de nepotismo e desvio de funções de servidores para evitar a nomeação de candidatos aprovados em concurso público.
A denúncia de desvio de dinheiro público foi formulada com base em laudo pericial elaborado pelo Departamento de Engenharia do Ministério Público do Estado de Goiás, no qual são apontadas várias irregularidades tanto na execução da obra quanto no processo licitatório, fato paralelamente investigado pelo Ministério Público, que realizou a perícia a pedido do atual Presidente da Câmara, o Vereador ODILON FERREIRA BORGES.
A denúncia foi lida, e logo em seguida discutida e votada pelos Vereadores, que por 08 (oito) votos a 01 (um) acolheram as denúncias e a abertura de CPI, visando a investigação das mesmas. Votaram favoravelmente ao recebimento das denúncias os Vereadores ODILON FERREIRA, VALDAIR BORBA; RILDO MARQUES PIRES; TEREZINHA DIAS CARNEIRO SOUZA; FERNANDO CÉZAR; FLÁVIO; ALCIL PIRES e CLEYTON BORBA. O único contrário a abertura de investigações foi o do Vereador ELIAS PAULO NETO.
Logo em após à votação que acolheu a denúncia, seguindo o que determina o Regimento Interno da Câmara, foi sorteado entre todos os Vereadores, com exceção do Vereador ELIAS, que se recusou a participar do sorteio, o nome de três parlamentares para compor a Comissão Processante, encarregada de conduzir os trabalhos da CPI.
Foi então sorteado o Vereador FERNANDO CÉZAR (PMDB), escolhido como Presidente da Comissão; o Vereador RILDO MARQUES (PMDB), escolhido como Relator, e o Vereador ODILON FERREIRA (PDT).
Ao ser ouvido sobre o assunto, ODILON afirmou que a perícia somente confirmou o que todos já sabiam, pois estava clara a má qualidade dos serviços e do material utilizado na obra, ao contrário do que consta dos documentos de pagamento, onde só consta material de primeira qualidade. ODILON também afirmou que essa é uma ótima oportunidade da população de Nova Aurora identificar os Vereadores que estão preocupados com o próprio bolso, que brigam somente pelo próprio salário, e aqueles Vereadores que realmente se preocupam com o dinheiro do povo.
O Vereador RILDO disse que a população pode ficar tranqüila quanto à sua atuação, pois o processo será conduzido com muita seriedade e responsabilidade. Por sua vez, o Vereador FERNANDO, que presidirá a CPI, enalteceu a coragem do jovem denunciante JAIRO, que demonstrou grande comprometimento e consciência social. Ressaltou que são fortes os indícios de procedência das denúncias, inclusive as que dizem respeito ao nepotismo e desvio de funções de serviços, fatos também investigados pelo Ministério Público. Concluiu afirmando que se denúncias forem confirmadas a justiça será feita.
Durante a sessão também se manifestaram os Vereadores VALDAIR e TEREZINHA. VALDAIR, em um discurso firme e seguro, assim como foi a fala da Vereadora TEREZINHA, disse que Nova Aurora não tem mais espaço para políticos corruptos, não tendo medo de enfrentá-los. Também disse que a atual legislatura é extremamente responsável e comprometida, tendo se revelado como um exemplo a ser seguido por futuras legislaturas, pois sua atuação e suas decisões serão lembradas por muito tempo, e ficarão marcadas não só em Nova Aurora, mas em toda a região.
A Vereadora TEREZINHA, demonstrando muita experiência e serenidade em sua fala, ressaltou as qualidades do denunciante, parabenizando-o pela coragem, terminando por dizer que atuará no processo como sempre atuou, com firmeza e isenção, e que se as denúncias forem comprovadas, o Prefeito JERÔNIMO receberá a merecida punição.
Os demais Vereadores não se manifestaram oficialmente sobre o assunto. Os populares que se faziam presentes na sessão, por outro lado, se mostraram extremamente indignados com os fatos descritos na denúncia. Aliás, os Vereadores que se manifestaram favoráveis à apuração das denúncias, foram por várias vezes interrompidos em suas falas, por aplausos e manifestações de apoio dos que ali estavam.
Finalmente, o Vereador FERNANDO, que como já mencionado será o Presidente da Comissão Processante, informou que a abertura da CPI será imediatamente comunicada ao Ministério Público e ao Tribunal de Contas, para fins de conhecimento e acompanhamento, pedindo na ocasião que a imprensa também faça o acompanhamento da apuração, levando todos os fatos ao conhecimento da população.

5 comentários:

  1. este prefeito esta acabando com a cidade de NOVA AURORA

    ResponderExcluir
  2. NÃO SEI OQUE ESTE PREFEITO FAZ COM A VERBA DO ESPORTE,SO SEI QUE O ESPORTE DA CIDADE ACABOU

    ResponderExcluir
  3. Palhaçada,Ei Seus Vereadores!!!
    A CPI, parece que virou contra vcs.
    KKKKKKKKKKKKKKKK.
    Esse Prefeito é muito fera... Pagando divida e ainda ajudando vcs
    KKKKKKKKKKK

    ResponderExcluir
  4. A populaçaõ de nova aurora precisa recorrer ajustiça pra cuidar da saúde isso é uma vergonha ,o que está adiantando ter prefeto´prefeito é pra adiministrar a cidade e cuidar do bém estár da populaçaõ, quando precisam de voto fazém de tudo pra conseguir,más quando a populaçaõ precisa de ,consuta ou rémédio elás naõ conceguém, até quando as pessoas mais nessecitadas vaõ ter que esperar pelo que lhe é de direito´só as pessoas que pucham o saco do prefeito consegue as coisas, isso naõ pode continuar, chega de festas tá na hora de investir no que é mais importante para um ser humado , saúde isso é esséncial.

    ResponderExcluir
  5. esse prefeito e uma vergonha quis tanto ser prefeito quando consegue so faz merda.que vergonha em Sr jeronimo logo o senhor que sempre posou de certinho.cade sua etica fanfarrao.

    ResponderExcluir