quinta-feira, 20 de maio de 2010

Para senadores goianos, pressão foi decisiva

Erika Lettry


Os senadores goianos avaliaram ter sido decisiva a pressão popular para aprovação do projeto Ficha Limpa e elogiaram o resultado da votação ontem no Senado.

A tucana Lúcia Vânia avalia que, apesar de o projeto não preencher as lacunas como uma ampla reforma política faria, a aprovação já é um avanço para a sociedade. “Foi avanço. Mesmo o projeto não sendo perfeito, aponta coisas importantes que deixam a sociedade indignada. Destaco por exemplo o fato de um parlamentar poder renunciar pouco antes da cassação. A lei agora vai impedir isso”, reforça. “Também não será mais possível que o candidato que foi punido simule uma separação para que a mulher se candidate, por exemplo.”

Para a senadora, o projeto traz sanções importantes que vão ajudar a moralizar a política brasileira. “A sociedade sinalizou e os políticos são sensíveis a este tipo de sinalização”, disse. Para ela, o fato de ser ano eleitoral não influenciou fortemente o voto dos parlamentares. “Não foi só por isso.”

O projeto, de acordo com a tucana, não sofreu resistência na Casa, mas alguns senadores insistiram na ideia de que será preciso desenvolver um projeto paralelo para preencher algumas lacunas deixadas.

O democrata Demóstenes Torres atribuiu à pressão popular e ao fato de estarmos em ano eleitoral como sendo as principais razões para que o projeto fosse votado rapidamente no Senado. “Muitos se sentiram compelidos a aprovar porque é uma iniciativa popular”, afirmou. “Ser ano eleitoral é um fator que soma. O projeto poderia não ter sido votado (não fosse por isso)”, acredita.

Conforme o senador, o projeto é rigoroso e deve atingir um em cada quatro políticos no Brasil. “É rigorosíssimo e isso é bom para a sociedade. Quem continuar na vida errática vai abandonar a carreira política mais cedo”, avalia.

Marconi Perillo (PSDB), que presidiu ontem a sessão no Senado em substituição a José Sarney (PMDB-AP), disse por meio de sua assessoria que estava “feliz, honrado e emocionado, por presidir esta sessão histórica do Senado”. Ontem mesmo o tucano enviou o projeto da Ficha Limpa para a sanção do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Nenhum comentário:

Postar um comentário