domingo, 13 de junho de 2010

Ethos e CGU propõem um Cadastro de Empresas Pró-Ética

A Controladoria-Geral da União (CGU) e o Instituto Ethos estudam a criação de um cadastro de empresas que invistam na ética e na integridade por meio da implementação de medidas de governança corporativa e de prevenção da corrupção. A ideia é criar e divulgar uma lista de empresas que voluntariamente tenham solicitado seu cadastramento e submetido suas políticas de ética e integridade a análise, com o objetivo de incentivar o setor privado a desenvolver ações concretas de prevenção da corrupção.

A CGU e o Ethos querem ouvir as empresas e os diversos setores da sociedade ligados ao tema sobre a proposta. Por isso, produziram um documento que traz os objetivos e as principais diretrizes do projeto e o colocam em consulta pública pelo prazo de 45 dias, para que seja avaliado e receba sugestões.

Acesse o texto da Consulta Pública e envie suas sugestões até o dia 1º de julho de 2010 para o e-mail cadastroempresasproetica@cgu.gov.br.

O objetivo do projeto não é chancelar empresas como organizações éticas, limpas ou livres de corrupção. A iniciativa de se criar um cadastro visa a difundir as políticas e ações que são reconhecidamente desejadas e necessárias para se desenvolver um ambiente de integridade que reduza os riscos de ocorrência de fraude e corrupção e aumente a confiança nas relações entre o setor público e o setor privado. O objetivo é também divulgar bons exemplos, que poderão ser conhecidos e servir de estímulo à adoção de boas práticas de promoção da ética no setor privado. Fonte: Ethos

Nenhum comentário:

Postar um comentário