terça-feira, 3 de agosto de 2010

Teerã: Lula ofereceu asilo à condenada a apedrejamento levado pela emoção

France Presse
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva se deixou levar pela emoção e agiu sem conhecimento de causa ao proppor asilo para uma iraniana condenada ao apedrejamento, afirmou nesta terça-feira o ministério iraniano das Relações Exteriores.

"Lula tem um temperamento muito humano e emotivo (...) e provavelmente não recebeu informações suficientes sobre este caso", declarou o porta-voz do mnistério, Ramin Mehmanparast.

"O que podemos fazer é informar a ele os detalhes do caso desta pessoa que cometeu um crime para que compreenda o assunto", acrescentou.

No sábado, Lula propôs que seu país recebesse Sakineh Mohamadi Ashtiani, de 43 anos e mãe de dois filhos, condenada em 2006 por ter mantido "uma relação ilegal" com dois homens depois da morte de seu marido, e também por assassinato e outros crimes, segundo a agência Irna.

"Quero fazer um apelo a meu amigo (o presidente iraniano Mahmud) Ahmadinejad, ao líder supremo do Irã (Ali Khamenei), e ao governo do Irã para permitir que o Brasi possa receber a mulher", disse Lula durante uma visita a Curitiba.

"Tenho que respeitar as leis de um país. Mas se minha amizade e o respeito que tenho pelo presidente do Irã e pelo povo iraniano valerem de algo, se esta mulher causa mal-estar, poderíamos recebê-la no Brasil", acrescentou Lula.

A condenação à morte por apedrejamento de Sakineh Mohamadi Ashtiani gerou mal-estar nos países ocidentais, e foi temporariamente suspensa pela justiça iraniana.

Washington pediu na segunda-feira que o Irã aceite a oferta brasileira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário