sábado, 6 de novembro de 2010

PREFEITO DE CORUMBAÍBA, O LIDER QUE IMPÕE SUAS VONTADES, NÃO CUMPRE PROMESSAS DE CAMPANHA E NEM RESPEITA DECISÕES SUPERIORES, DESCUMPRINDO ATÉ A CF

PREFEITO DE CORUMBAÍBA, O LIDER QUE IMPÕE SUAS VONTADES, NÃO CUMPRE PROMESSAS DE CAMPANHA E NEM RESPEITA DECISÕES SUPERIORES, DESCUMPRINDO ATÉ A CONSTITUIÇÃO FEDERAL

O prefeito de Corumbaíba, no estado de Goiás, campeão em promessas de campanhas políticas, insiste em administrar contratando serviços de seus parentes, inclusive de máquinas pesadas e caminhões, alguns adquiridos da própria prefeitura, com a alegação de falta de concorrentes, o que não é verdade. É nepotismo mesmo ou coisa pior. Observa-se que não existe nenhuma obra física no município que é carente até de atendimento médico.


- Vista do Lago Bonito e máquinas trabalhando

Como não bastasse, a única reforma importante realizada até aqui, a da escola municipal Couto Magalhães, parece não ter tido projeto para segurança das crianças que lá estudam, haja vista a existência de lanças de pontas finas, próprias a surpreender ao menor descuido de um aluno inocente e ferí-lo de forma irreparável, todas colocadas na grade de frente do estabelecimento.

Vista parcial da Escola Municipal Couto Magalhães, com grades com pontas perfurantes.


Grade intermediária com pontas cortantes e perfurantes.

Não se conhece nenhum cuidado com a proteção ambiental no município, quer quando se limpa as margens de um córrego ou o fundo de uma represa. O perigo com o desrespeito à natureza é sentido quando se instala às margens da Rodovia que liga Corumbaíba a Catalão o lixão que recebe, diariamente, algumas toneladas de lixo, sem nenhuma observância de critérios e orientações emanadas para o caso e nem cuidado de separação dos detritos cortantes ou infectados advindos de lixo hospitalar, colocando em risco catadores, inclusive crianças, que ali frequentam diariamente. Há que se ressaltar, também, a ampliação do cemitério, que resultou no deslocamento de um de seus muros para as proximidades do meio fio, utilizando a antiga calçada da rua como espaço para enterrar os mortos da cidade. Mais uma vez a obra desmereceu projetos obrigatórios, inclusive o ambiental. Neste quesito a Secretaria do Meio Ambiente impôs o embargo do local e multa ao Prefeito fixada em R$ 10.000,00, que até agora não foram acatados. Continuam enterrando os defuntos no local impedido. O Município arrecada valor bem próximo de R$ 2.000.000,00 por mês, fora os de projetos especiais para fins específicos, que é mais do que suficiente para construir um novo cemitério e evitar, de uma vez por todas, que a população se submeta a tamanha humilhação.

Vista do corredor que foi avançado na calçada de pedestre mostrando túmulos novos, embora haja proibição imposta pela Secretaria de Meio Ambiente.

Solicitações de documentos de despesas não são atendidas e se fossem até que poderia ser a comprovação de legalidade, mas dessa forma impõe suspeitas do contrário, já que não aparecem serviços à altura do orçamento da Prefeitura. Pelo visto, o próximo prefeito vai ter muito dinheiro para recuperar o tempo perdido.
Não se pode admitir a contratação de escritório de prestação de serviços jurídicos quando a Prefeitura tem em seu quadro de pessoal equipe de advogados, com bons salários, para fazer as tarefas pertinentes, a não ser que sejam despreparados e da mesma forma a contratação de assessoria contábil, quando a prefeitura também tem a sua equipe de profissionais responsável pelas atividades contábil da instituição.
Com relação à Constituição Federal, o Prefeito parece desconhecer o seu art. 5º. Inciso XXXIII:
"todos têm direito a receber dos órgãos públicos informações de seu interesse particular, ou de interesse coletivo ou geral, que serão prestadas no prazo da lei, sob pena de responsabilidade, ressalvadas aquelas cujo sigilo seja imprescindível à segurança da sociedade e do Estado”. Ele não fornece nenhum documento solicitado, principalmente os de despesas orçamentárias, como se fossem pessoais, parecendo recear investigações".

Um comentário: