terça-feira, 22 de março de 2011

Avaliação do Brasil no Combate à Corrupção

Avaliação do Brasil no Combate à Corrupção


Foi publicado no site da Organização dos Estados Americanos (OEA), a avaliação feita pela AMARRIBO do cumprimento por parte do Brasil da Convenção Interamericana Contra a Corrupção. Ela pode ser acessada pelo link:

http://www.oas.org/juridico/portuguese/mesicic3_bra.htm

A AMARRIBO avaliou que o Brasil em boa parte cumpriu com o que determinava a Convenção, e que o país tem boas leis de combate à corrupção. Concluiu no entanto que o funcionamento da Justiça é hoje o grande problema do país, cuja lentidão se transforma em impunidade, e a impunidade por sua vez incentiva o crime.

Foi sugerido ainda que deve ser abolido o foro privilegiado, e que a Lei de Improbidade Administrativa deve ser aplicada a todos os agentes políticos e não só aos funcionários públicos.

A legislação penal e processual brasileira deve ser atualizada, pois data de 1940 e não contempla a evolução das necessidades da sociedade, e torna a aplicação da justiça muito ineficiente. Ainda segundo a AMARRIBO, os crimes de corrupção deveriam ser tratados como crimes hediondos.

O relatório estará disponível dentro em breve também no site da AMARRIBO.

Comentários para: jverillo@amarribo.org.brEste endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. ou guilhermehaehling@amarribo.org.brEste endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.



Escrito por : Josmar Verillo - Presidente do Conselho da AMARRIBO

Nenhum comentário:

Postar um comentário