terça-feira, 22 de março de 2011

Após caso de nepotismo, governo de GO exonera comissionados

O governador de Goiás, Marconi Perillo (PSDB), disse que vai exonerar todos os 7.000 ocupantes de cargos comissionados (de preenchimento sem concurso) do Estado como forma de tentar conter o nepotismo.

A medida foi tomada após o jornal "O Popular" publicar reportagem afirmando que o governo emprega 14 parentes de secretários e de membros do segundo escalão.

A recontratação dos servidores deve obedecer a um decreto que estabelece regras contra o nepotismo, publicado no Diário Oficial na última quinta-feira.

A posse de novos servidores, nomeados em cargos comissionados, também foi suspensa pela Casa Civil.

"Estou só esperando o decreto para assinar e efetuar as exonerações, que devem ser feitas em todas as secretarias", disse Perillo à Folha.

Ele ressalta, no entanto, que as exonerações não devem ser feitas de uma só vez, mas efetuadas em sequência a cada secretaria.

Segundo o governador --que disse ter ficado sabendo há 20 dias, pelo Twitter, dos casos de nepotismo-- a ideia é fazer com que os 7.000 funcionários tenham seus contratos reavaliados por uma espécie de "comissão antinepotismo", responsável por avaliar se os contratados têm parentes no cargo.

Curiosamente, dois nomes ligados à comissão são secretários que tiveram parentes nomeados para cargos no Estado: o chefe da Controladoria Geral, José Carlos Siqueira --que tinha uma sobrinha na Secretaria de Planejamento-- e o secretário da Casa Civil, Vilmar Rocha-- que teve uma irmã nomeada em janeiro para um cargo na Secretaria de Gestão.

Siqueira não foi encontrado para comentar o caso. Rocha disse que a irmã foi nomeada, mas não chegou a assumir nem a receber, e que um irmão está escalado para um cargo que depende de aval do Banco Central para a efetivação.

O governador disse que a presença de ambos na comissão não prejudica o trabalho, porque as providências já foram tomadas.
Folha.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário