segunda-feira, 21 de março de 2011

Ex-deputado do PR é condenado e preso por desvio de dinheiro

ESTELITA HASS CARAZZAI
DE SÃO PAULO

O ex-vereador de Curitiba e ex-deputado estadual do Paraná Aparecido Custódio da Silva (filiado ao PR) foi preso na manhã desta segunda-feira (21) após ter sido condenado por desvio de dinheiro público.

Segundo o Ministério Público, Silva, quando vereador (entre 1993 e 2000), ele se apropriou por 233 vezes de parte do salário de funcionários comissionados --muitos deles funcionários fantasmas. O desvio estimado pela Promotoria é de R$ 1,2 milhão.

Silva foi condenado por peculato continuado (desvio de verba pública por funcionário do governo) em 2005, mas recorreu da sentença. Na semana passada, porém, depois de todos os recursos possíveis terem sido rejeitados, a Justiça ordenou a prisão de Silva.

O ex-vereador foi condenado a nove anos e dois meses de prisão em regime fechado. Segundo o Ministério Público, ele será encaminhado para um centro de triagem em Piraquara, na região metropolitana de Curitiba, ainda hoje.

O político também foi processado por improbidade administrativa pelo mesmo fato, numa ação que ainda está em andamento. Caso seja condenado, ele pode ser obrigado a devolver o dinheiro para os cofres públicos.

A Folha ligou para três de seus advogados, mas ninguém atendeu.
Folha.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário