domingo, 20 de março de 2011

Pressão sobe no reator 3 de Fukushima e preocupa autoridades

DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS

Um inesperado aumento na pressão dentro do reator 3 da usina nuclear de Fukushima Daichii preocupou neste domingo as autoridades japonesas, que comemoravam a estabilidade nos reatores após vários dias de uma operação de lançamento de água do mar para conter o superaquecimento da usina.

O aumento da pressão no reator pode forçar os operadores a liberar gás com material radioativo, prolongando a crise nuclear gerada pelos danos ao sistema de resfriamento da usina de Fukushima Daichii, atingida pelo terremoto de magnitude 9 do último dia 11.

A mudança na pressão foi registrada após uma operação de mais de 13 horas, encerrada às 3h40 deste domingo (15h40 de sábado em Brasília), na qual os bombeiros lançaram toneladas de água na piscina de combustível nuclear usado do reator.

O objetivo primário desta operação é impedir qualquer vazamento massivo de materiais radioativos da piscina que abriga o combustível usado para o ar. O aumento da temperatura da água desta piscina, normalmente de 40ºC, faz com que a água se dissipe e exponha as varetas de combustível nuclear usado. Sem o líquido, que as isola do exterior, elas ficam então suscetíveis às altas temperaturas e podem derreter. No pior dos cenários, podem liberar material altamente radioativo

Segundo a agência de notícias Kyodo, mais de 2.000 toneladas de água foram lançadas no reator 3, superando a capacidade da piscina de 1.400 toneladas --um sinal de que a água continuaria a ferver e se transformar em vapor (o que aumentaria a pressão interna). O reator 3, contudo, é o único com um sistema misto de plutônio e urânio, que é mais difícil de controlar do que o sistema comum de urânio.

A agência de segurança nuclear do Japão disse que a pressão na câmara de contenção do reator 3 está aumentando na manhã deste domingo e que é necessário agir para contê-la. A operadora da usina, Tokyo Electric Powe Co., disse mais tarde que não agiria imediatamente, já que a pressão sinalizava estar estável.

O secretário de Gabinete do governo, Yukio Edano, disse em entrevista a jornalistas que sempre há reviravoltas neste tipo de operação. "Haveria viradas e reviravoltas mesmo se o processo de manter a estabilidade e melhorar a situação fosse tranquilo", disse Edano, minimizando a notícia do aumento da pressão.

ENERGIA

Em um bom sinal, a Tokyo Electric Power Co. disse que a energia externa foi restaurada no reator 2 às 15h46 deste domingo (3h46 em Brasília). A companhia disse que vai tentar restaurar o sistema de monitoramento da radiação e de outros dados, acender a luz na sala de controle e resfriar o reator e a piscina de armazenamento de combustível usado.

Além do trabalho de restaurar a eletricidade, as Forças de Autodefesa, os bombeiros e outras equipes continuam com a operação para lançar água para resfriar o reator 4.

Cachorro passa por exame de radiação em Koriyama, em Fukushima; crise nuclear tem altos e baixos

Na manhã deste domingo, segundo a Kyodo, as Forças de Autodefesa lançaram água pela primeira vez na piscina de combustível no reator 4. Foram cerca de 80 toneladas de água em cerca de uma hora de ação.

O trabalho começou às 18h20 (6h20 em Brasília), segundo o Ministério de Defesa.

O ministério planeja ainda mobilizar dois tanques para remover os destroços da usina, que atrapalham a entrada dos caminhões-tanque.

Folha.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário