sexta-feira, 13 de maio de 2011

Alto Paraguai - MT - Prefeito é afastado, presidente da Câmara assumirá o Executivo

O município de Alto Paraguai presenciou mais um episódio do caso: quem ficará com a chefia do Poder Executivo? Por seis votos a três, os vereadores afastaram o prefeito Adair José Alves Moreira e a vice-prefeita Tânia Regina Siqueira dos respectivos cargos. Com isso o presidente do Poder Legislativo, Jason Alves, assumirá a Prefeitura.

A sessão, que ocorreu na noite desta terça-feira (10), contou com a Câmara Municipal lotada. Os olhos atentos da população acompanhavam, até do lado de fora do Plenário, as denúncias. E com várias manifestações que diziam “Fora Adair”, o até então presidente da Câmara colocou em votação o pedido de afastamento do prefeito e da vice, o que o encaminhou a assumir o Poder Executivo local por pelo menos 90 dias.

“Coincidentemente por ser o presidente da Câmara, eu devo assumir essa responsabilidade de conduzir o destino da cidade, até enquanto à CPI investigue no intervalo desses 90 dias a situação do município”, mencionou.

Jason Alves fez questão de dizer que o prefeito teve oportunidade de ampla defesa, com auxilio de advogados e contadores. “Eu acredito que tudo foi feito dentro de um princípio legal, nós não estamos aqui querendo sacrificar o Adair, nem sacrificar nada, nós vamos fiscalizar, que é um dever do vereador. Eu não tenho essa loucura de ser prefeito, queremos que as coisas sejam apuradas, se ele estiver okay, ele volta para o cargo dele, ele ganhou nas urnas, é dele o cargo, mas tem que passar por esse crivo da Câmara”, observou Jason.

Já o vereador Julio Magalhães, que é da base governista, leu durante a sessão as 16 páginas da defesa do prefeito Adair José, mesmo elogiando o embasamento da defesa apresentada, o parlamentar disse que o prazo não foi satisfatório.

“Acho que o prazo dado ao prefeito para se defender foi muito curto, se for pegar do dia que apareceu a denúncia, do dia 25, até hoje dia 10 de maio, não dá 50 dias. Acho que deveria dar mais espaço para defesa”, alegou.

Com ânimo exaltado, o vereador Ivo Ramos chegou a mencionar o nome do ex-prefeito Eduardo Gomes, dizendo que sua residência era ponto de encontro dos vereadores, já que Eduardo é esposo da vereadora Izilda Maria. Ele manifestou, da platéia, dizendo que os vereadores iam para sua casa pelo fato de sua esposa integrar à CPI.

“Esse episódio que ele mencionou o meu nome está totalmente equivocado. Minha esposa é membro da Comissão Parlamentar de Inquérito, e os outros integrantes realmente a procuravam para tomar conhecimento de todas essas irregularidades, falcatruas e abandono”, desabafou.

Com o então presidente da Câmara, Jason Alves assumindo o Poder Executivo, o vereador Ivo Ramos passa liderar o Legislativo em Alto Paraguai.

Histórico

A Câmara Municipal de Alto Paraguai instalou uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI), no dia 11 de abril, para investigar denúncias realizadas, na sessão do dia 25 de março, contra o prefeito Adair José Alves Moreira e a vice-prefeita Tânia Regina Siqueira. Por unanimidade (nove votos), os parlamentares decidiram investigar as acusações, feitas pelo morador da cidade Fabrício Carvalho Santana.

De acordo com os parlamentares da oposição, no relatório apresentado por Fabrício, o prefeito Adair José estaria, por exemplo, favorecendo parentes em licitações públicas e fraudando sistemas licitatórios. Uma das acusações contra a vice-prefeita é de nepotismo. Segundo ele, a vice teria concedido cargo ao seu marido na Secretaria Municipal de Obras.

Liminar autoriza prefeito a retornar ao cargo

Dois dias depois (27 de março) de ser afastado do cargo de prefeito, Adair José conseguiu uma liminar na Justiça de Diamantino e retornou a chefiar a Prefeitura. Com isso, na época o presidente da Câmara Municipal de Alto Paraguai, Jason Alves, voltou a presidir Legislativo.

Fonte: O Divisor/ AMARRIBO

Nenhum comentário:

Postar um comentário