sexta-feira, 13 de maio de 2011

PF deflagra operação em 5 Estados contra fraudes de R$ 200 mi no IR

Em conjunto com a Receita Federal, a Polícia Federal deflagrou nesta sexta-feira uma operação para desbaratar um esquema de fraude cujo prejuízo aos cofres públicos é calculado em R$ 200 milhões.

Um efetivo de 400 agentes da PF, auxiliados por 40 servidores da Receita, foi mobilizado para cumprir 13 mandados de prisão temporária e 82 mandados de busca e apreensão em cidades de Goiás, Mato Grosso, Minas Gerais, Tocantins e Pará. De acordo com a PF, há indícios de fraudes em cidades de Tocantins, mas que ainda não foram comprovadas.

A investigação iniciada em junho de 2010 aponta para um esquema de fraudes envolvendo órgãos municipais desses Estados. Os envolvidos apresentavam forjavam declações de imposto de renda retido na fonte para obter restituições indevidas, usando falsos prestadores de serviços e rendimentos fictícios.

Somente em Goiás, as investigações apontam para o envolvimento de órgãos municipais (câmaras e prefeituras) de 12 cidades, como Águas Lindas de Goiás, Minaçu, Rio Verde, Aurilândia, Bonópolis, entre outras.

Segundo a PF, pelo menos duas grandes organizações criminosas agiam nessas repartições, cooptando e aliciando funcionários públicos para obter e adulterar as DIRFs (Declaração de Imposto Retido na Fonte) bem como arranjando os "laranjas", em geral pessoas humildes, que seriam beneficiárias da restituição de imposto de renda indevida. Entre os mandados de prisão temporária, há pelo menos um contra o prefeito de uma cidade goiana.

Os investigados deverão responder pelos crimes de estelionato, formação de quadrilha, corrupção passiva, corrupção ativa, inserção de dados falsos em sistemas de informações, entre outras acusações.
Folha.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário