quarta-feira, 11 de maio de 2011

A AMARRIBO faz parte do comitê gestor que vai fiscalizar a transparência e a integridade dos investimentos para a Copa 2014 e Jogos Olímpicos 2016 no

Uma ação conjunta que vai mobilizar os setores público, privado e a sociedade com a proposta de promover a transparência e a integridade sobre os investimentos destinados para infraestrutura da Copa do Mundo de 2014 e dos Jogos Olímpicos de 2016, criando mecanismos de ações coletivas, monitoramento e controle social.

O projeto Jogos Limpos nasceu e se desenvolveu com a missão de combater um aspecto cultural ainda muito presente: a corrupção.

O projeto terá atuação nas 12 cidades-sede e conta com apoio da Siemens Integrity Initiative.

Para aumentar o nível de transparência, integridade e controle social, as principais atividades previstas são:

1. O desenvolvimento de mecanismos de autorregulação através do estabelecimento de acordos setoriais de transparência e integridade que envolvam empresas de setores chaves de investimento.
2. A criação de um conjunto de indicadores de transparência para a gestão das cidades-sede dos eventos, levando informações apuradas sobre as informações prestadas à população das cidades
3. A proposição de um pacto de transparência para candidatos à prefeitura das cidades-sede, engajando candidatos e eleitores para o tema nas próximas eleições municipais.
4. O desenvolvimento de instrumentos de controle social.
5. A mobilização social para chegar à aprovação de um marco regulatório que fortaleça a promoção da integridade e combate à corrupção.
6. A mobilização por pautas de transparência e controle social na realização da 1ª Conferência Nacional sobre a Transparência Pública, Participação e Controle Social.
7. A realização de eventos de mobilização nas 12 cidades-sede.

A missão do Comitê Nacional do projeto Jogos Limpos será orientar as atividades previstas no projeto e integrar as agendas e ações das demais iniciativas relacionadas aos jogos, tais como: impactos nas áreas da educação, políticas públicas de esporte, impactos ambientais, cidades sustentáveis e agenda do trabalho decente. Para isso será preciso comunicação clara e objetiva, organização e comprometimento de representantes e de todas as organizações que compõem o comitê.

As organizações integrantes do Comitê Nacional são: 

Amarribo Brasil

Conselho Brasileiro de Construção Sustentável – CBCS

Conselho Federal de Engenharia, Arquitetura e Agronomia – CONFEA

Controladoria-Geral da União – CGU

Central Única dos Trabalhadores – CUT

Escritório da ONU para Drogas e Crimes – UNODC

Escritório do Pacto Global da ONU em Nova Iorque

Fundação AVINA

Instituto Ethos de Empresas e Responsabilidade Social

Instituto Observatório Social

Rede Social Brasileira por Cidades Justas e Sustentáveis


Fonte: AMARRIBO

Nenhum comentário:

Postar um comentário