sábado, 17 de dezembro de 2011

Lá a coisa funciona! Não é?

(Foto: IAN LANGSDON/EFE) Chirac:

Ex-presidente da França condenado por corrupção

O ex-presidente francês, Jacques Chirac, foi declarado culpado por desvio de dinheiro público, em um julgamento histórico na França. Trata-se da primeira vez que um chefe de Estado é condenado desde que o marechal Philippe Pétain, colaborador dos nazistas, foi sentenciado em 1945.
Chirac, de 79 anos, foi julgado à revelia e declarado culpado por operar um sistema que desviou cerca de 1,4 milhão de euros da Prefeitura de Paris para fins políticos quando ele era prefeito da capital francesa.
Um juiz sentenciou o político a 2 anos de prisão, com direito a sursis (suspensão da pena). Ele governou o país entre 1995 e 2007 e sofre de problemas neurológicos.
Advogados que defenderam a condenação disseram que o veredito do ex-presidente servia de alerta à classe governista da França, indicando que os políticos não deveriam abusar de sua posição com impunidade.
Chirac foi julgado após ser acusado de desviar fundos públicos para empregos fantasmas de correligionários quando era prefeito de Paris, entre 1990 e 1995. Na época, ele fundou um novo partido de centro-direita, o partido gaullista, que lançou sua vitoriosa campanha presidencial.
O ex-presidente foi liberado de tomar parte do julgamento por problemas de memória. Em tese, poderia ter sido condenado a 10 anos de prisão, a pena máxima para as acusações feitas contra ele. Chirac não apelará da sentença.
Fonte:
Jornal da Tarde/Estadão.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário