terça-feira, 6 de dezembro de 2011

Transparência Internacional divulga relatório de Percepção da Corrupção no mundo. Brasil está 73 colocação.

O índice que mede a corrupção no mundo, para o ano de 2011 foi divulgado pela Transparência Internacional.

Este é o mais importante indicador que classifica os países de acordo com o nível de corrupção perceptível .

A transparência Internacional , ao longo e muitos anos tem desenvolvido a metodologia para esta avaliação, metodologia esta reconhecida como confiável , considerando a própria metodologia e as fontes que são acessadas para coletar os dados da pesquisa.

É atribuída uma nota a cada pais entre os 183 pesquisados sendo a nota 0 a que representa maior nível de corrupção e a nota 10 para o menor nível , baseado na percepção da corrupção no setor público.

Como se trata de uma percepção da corrupção , a nota não é absoluta e o importante é a classificação de um país em relação aos outros.

O Brasil ocupa em 2011 a posição numero 73, em um total de 183 países pesquisados . Em 2005, ocupava aposição numero 62, no total de 158 paises; em 2010 a posição 69, com o total de 178 paises

Ou seja , o Brasil não evoluiu , estamos sempre do lado dos países mais corruptos , com a nota 3,8 .

Apesar de alguns avanços alcançados como a Lei da ficha Limpa, a Lei que regulamenta o Acesso as Informações , Código de Ética da Presidência da Republica etc, os efeitos levam alguns anos para terem uma repercussão positiva nos indicadores .

Temos ainda muito que trabalhar em nosso pais para podermos alcançar uma posição razoável nesta classificação

Nenhum comentário:

Postar um comentário