quarta-feira, 18 de julho de 2012

MPE-GO pede à Justiça Eleitoral impugnação de 181 candidatos. Magda Mofatto e Evandro Magal estão na lista

Notícia postada pelo Raiz Forte Comunicação em 13 de julho de 2010.

O Ministério Público Eleitoral em Goiás (MPE-GO) ingressou nesta 2ª feira (12) com 181 pedidos de impugnação de registros de candidatura no Tribunal Regional Eleitoral de Goiás (TRE-GO). Ao todo, a Procuradoria Eleitoral analisou a ficha de 760 candidatos inscritos este ano no Estado. Hoje foi o último dia para que o MPE-GO ingressasse na Justiça Eleitoral com pedido de impugnação de candidatura. O TRE-GO tem até 5 de agosto para julgar os pedidos da Procuradoria Eleitoral

Na lista, há candidatos ameaçados, entre outros motivos, por ausência de quitação eleitoral, irregularidade na prestação de contas relativas ao exercício de cargos públicos e condenações eleitoral ou criminal. A maioria é formada por candidatos que não apresentaram documentos de certidão criminal ou prova de desincompatibilização de cargo. Apenas 8% dos nomes são alvo da Lei Ficha Limpa, que torna inelegíveis candidatos condenados por colegiado em processos de corrupção eleitoral, compra de voto e gastos ilegais de recursos de campanha, entre outros motivos.

São alvo da Ficha Limpa os candidatos a deputado estadual Evandro Magal, a deputado federal Magda Mofatto (PTB), Chico Abreu (PR) e Fábio Tokarski (PCdoB). Mofatto, que é ex-prefeita de Caldas Novas, foi cassada pela Justiça Eleitoral por compra de votos, em fevereiro de 2007. Fazem parte ainda da relação da Procuradoria Eleitoral os candidatos ao Senado Federal Adib Elias (PMDB) e Pedro Wilson (PT).

Além do MPE-GO, partidos e coligações pediram a impugnação de registros de candidaturas em Goiás. O PTN, por exemplo, tenta barrar a candidatura do candidato do PSDB ao governo do Estado, senador Marconi Perillo. A legenda também requereu a impugnação do vice do tucano, José Eliton Junior (DEM), e dos candidatos ao Senado na chapa "Goiás Quer Mais", os senadores Demóstenes Torres (DEM) e Lúcia Vânia (PSDB). (Gustavo Uribe - AE)

Nenhum comentário:

Postar um comentário